terça-feira, 17 de Abril de 2012

Cabeceira de Cama Forrada a Tecido :: Upholstered Headboard



Com materiais baratos, podemos fazer uma cabeceira de cama totalmente personalizada.
Esta peça que fizemos para embelezar a cama da nossa filha ficou por menos de 15€.

Os materiais utilizados:

* 1 placa de mdf
* Material de enchimento (dracalon)
* Tecido á escolha
* Ganchos de suporte (2 unid.)
* Agrafador de estofador


Primeiro é necessário escolher um formato e uma medida que se adeque ás dimensões e estilo da cama.
Não existe uma fórmula única para calcular a largura, mas eu prefiro visualmente uma cabeceira com a largura máxima da cama.

Fizemos o esboço numa metade da placa e depois, com a ajuda de papel vegetal para bolos (por ter uma folha extra longa), transferimo-lo para a outra metade. Assim temos a certeza que o desenho está perfeitamente simétrico.


Com serra tico-tico foram feitos os recortes.



Usámos duas camadas de enchimento, mas apenas uma delas contorna as peças. A primeira camada é colada ao mdf e aparada em volta.




A seguir vem a parte mais morosa do trabalho: forrar com o tecido. O tecido que escolhi não é dos mais apropriados para este tipo de trabalho, pois é bastante fino. É preciso ter o cuidado de deixar o tecido direito e com a tensão certa: nem demasiado esticado nem demasiado folgado.


Confesso que o formato que escolhi para esta cabeceira de cama foi um tanto ambicioso, devido á dificuldade de forrar as curvas interiores do painel mais estreito, e á escassez de tecido (foi mesmo á conta, e mesmo assim tive de improvisar umas uniões).
A minha ideia inicial era aplicar tachas prateadas em toda a linha da cabeceira. Por antever um trabalho muito moroso (e algo dispendioso), optámos por esta ideia de separar a cabeceira em duas partes criando este efeito que eu considero bastante bonito também.

A cama da minha filha não tem um formato muito convencional: a cabeceira faz uma espécie de prateleira e tem uma tampa onde permite guardar coisas. Arrisquei criar esta peça, pois não sabia muito bem se ela se conjugaria harmoniosamente. Mas se não tentarmos nunca saberemos!

Depois de unidas as duas partes e de serem colocados os ganchinhos de suporte, pendurámos a cabeceira e é este o resultado:











Pin It Now!

54 comentários:

  1. Olá. adorei este trabalho. o tecido é girissimo e a cabeiceira da cama ficou linda. Parabéns. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Girissima! Muitos parabéns:)

    ResponderEliminar
  3. Carla, os meus mais sinceros parabéns!!! Ficou perfeita nem sei se por um profissional teria ficado tão bem! Reparei que até na união, tiveste o cuidado de deixar o mais possível, certo com a trama de baixo!
    Parabéns, excelente trabalho!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão do padrão foi uma grande dor de cabeça!
      Eu tinha tão pouco tecido que na recta final tinha dúvidas se conseguiria acabar o trabalho ou não... e só sobraram umas farripas.
      Obrigada, beijinho.

      Eliminar
  4. Oh Carla, cada vez que vejo um post teu deste tipo, fico a admirar-te mais!
    É impressionante como tu colocas em prática as ideias que te passam pela cabeça.
    E é o que costumo dizer também: Se nunca tentarmos, nunca saberemos! Por vezes ficamos surpreendidos com o que conseguimos fazer.
    Ainda hoje estava a olhar para o meu quarto (que está igual desde que casei, há 6 anos) e não me sai nenhuma ideia :(

    Parabéns a ti e ao teu marido que colabora contigo nestas aventuras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma sugestão para ti: cria uma pasta no teu computador com imagens de decorações ou peças que tu gostes muito. Eu criei uma pasta no computador e outra no Pinterest e inspiram-me imenso. Também servem para resolução de problemas com ideias inesperadas.

      Para este projecto, olhei para muitas cabeceiras de cama e escolhi o meu modelo preferido. Apresentei a ideia ao meu marido, trocámos umas ideias e fizemos tudo no fim de semana. Igual a esta cabeceira ninguém tem ;)

      Se quiseres manda a fotografia do teu quarto. Pode ser que surja alguma ideia.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. Olha que bem, este post surge em boa altura pois eu também pretendo fazer uma cabeceira de cama almofadada para o "tal quarto" que tenho vindo a mostrar, porque a cama que comprámos não tem cabeceira.
    Mas... linhas rectas, porque realmente esses recortes não devem facilitar a tarefa ;)

    Estou a pensar fazer com uma única placa e assente do chão, assim o peso da cama (tem gavetões é bastante pesada) vai encostar a cabeceira à parede e penso que será o suficiente para segurar a cabeceira (sem furos) mas logo se verá!

    Vocês fizeram um excelente trabalho, como sempre, eu acho que o resultado final ficou muito bonito, e o padrão é bem giro :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa ideia Sónia. Existem umas cabeceiras de cama que em vez de serem penduradas, têm duas «pernas» que assentam no chão. Depois é só encostar a cama.

      Realmente os recortes não me facilitaram nada a vida, especialmente as curvas interiores. Nada a ver com a cabeceira de cama que fizemos para o nosso quarto: uma estrutura simples rectangular em madeira, forrada com um material sintético em imitação de palhinha.

      Boas inspirações ;)

      Eliminar
  6. Olá Carla.

    Adorei o resultado final, ficou muito suave e dá ao quarto um ar muito sofisticado e romântico ao mesmo tempo. Seria melhor (na minha modesta opinião) se não tivesse a prateleira ou então se esta fosse branca. Pelo que percebi é pegada à cama, certo?

    Beijinhos,
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apetecem-me tons suaves, e tu notaste :)
      Se olharmos muito para o conjunto, começamos a ver que é capaz de destoar... ou que há qualquer coisa que não bate certo hehe.
      Pena que não dê para separar, faz parte da estrutura da cama, e a madeira é maciça, é uma pena desmembrar uma peça boa. Acho que prefiro trocar toda a mobília uma dia, e entregar esta a quem goste :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  7. Ficou lindo, está um trabalho de profissional :) Bjs

    ResponderEliminar
  8. Ficou Lindíssimo!

    Visto de fora até parece fácil, mas é preciso ter muito jeito para fazer estas habilidades.

    Eu acho que o quarto ficava melhor se não tivesse a cabeceira de madeira à frente, não dá para tirar?

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu tivesse de atribuir uma classificação a este projecto, seria certamente "Trabalhoso". Não digo que o trabalho em si seja difícil, mas estofar aquelas curvas todas sem deixar pregas foi um desafio!

      A cabeceira da cama é a «tal coisa»... Tenho de viver com ela e tentar tirar partido colocando objectos bonitos por exemplo. Faz parte da estrutura, não posso retirá-la de forma simples :(

      Beijinho

      Eliminar
    2. A estrutura não podes tirar, mas não dá para virar a cama?! isto é a parte da parteleira ser a parte dos pés da cama e assim ficas com uma cabeceira mais neutra e sem parteleiras ;)

      Eliminar
    3. Essa cabecinha não pára!!
      Agora deixaste-me de boca aberta, confesso que nunca me passaria isso pela cabeça. Ainda estou a digerir, mas acho que é uma óptima sugestão!
      Obrigada :)

      Eliminar
    4. Sem dúvida, que óptima Ideia.

      Depois se mudares coloca a foto!

      Mas se calhar o tamanho do MDF é curto!

      Eliminar
  9. Olá, goste tu que fizeste a almofada do mocho está muito gira!
    Como fizeste?

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mocho não fui eu que fiz. Foi comprado na Casa há 2 anos. Espero um dia arranjar-lhe uma companhia ;)

      Eliminar
  10. Olá Carla

    Que linda que ficou essa cabeceira, e o tecido é soberbo, bem elegante, parabéns .
    Até breve, Alice.

    ResponderEliminar
  11. Olá Carla,
    Mais um trabalho espectacular. Não sei o que fazes profissionalmente mas acho que tens tanto jeito para estas coisas que um dia "alguém" é bem capaz de dar por isso e fazer-te uma proposta na àrea da decoração. Eu também faço muitas coisas em casa, reaproveito e invento e sei lá que mais, mas não te chego aos calcanhares!

    A cabeceira ficou super-profissional e pensei cá para mim: "conseguir acertar o tecido com motivos geométricos... upa upa!!"

    Beijinhos e continuação de boas ideias ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma proposta nesta área seria um prazer para mim, quem sabe?

      O padrão deu-me tantos nervos, é engraçado que achem que está muito certinho :) Para mim podia estar muito melhor, mas infelizmente só tinha um metro de tecido. Ainda estou em crer como é que consegui lol.

      Beijinho e obrigada pelo carinho.

      Eliminar
  12. Olá, boa noite.
    Gostaria de perguntar onde compra o enchimento? Também sou de Sintra e não consigo encontrar esse tipo de enchimento sem deixar lá uns bons euros.
    Obrigado.

    Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o dracalon foi comprado numa retrosaria. Foi o material mais caro do projecto: comprei 1,5m e custou 7€.

      Eliminar
  13. Querida Carla estás uma autêntica profissional :)
    Adorei :) O tecido é fantástico! Parabéns!
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  14. Beeeeemmmmmmmm...tu não paras de surpreender :)Ficou mesmo muito bonita! Valeu bem o trabalho que tiveram:P

    Adorei

    Parabéns :)

    bj

    ResponderEliminar
  15. Olá Carla! A cabeceira ficou realmente de muito bom gosto. Muitos parabéns! Tens o material todo, e o jeito nem se fala! Podes começar a vender para fora! :) Só uma sugestão, se me permites: eu retirava o móvel que está entre a cabeceira e a cama, ou então pintava-o de branco ou outro tom creme que tivesse de acordo com a decoração. :) É só uma ideia.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não foste a única a reparar na cama. Já recebi algumas sugestões, e vou perguntar á princesa dona do local o que é que ela acha ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  16. Maria JoãoAbril 18, 2012

    Olá Carla

    Mais um trabalho fora de série.
    Agora já começo a pensar, qd estás ausente mais dias é porque vem aí "bomba". Parabens, ficou 5 estrelas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. :) adorei o resultado:)

    Fantástico trabalho, com pequenos custos pode-se alterar a decoração de uma divisão

    p.s sou tua fã:)

    ResponderEliminar
  18. :) trabalho simplesmente fantastico :)

    Adorei a cabeceira e o tecido tão mas tao lindo:)

    Parabens

    p.s sou sua fã:)

    ResponderEliminar
  19. Fiquei sem palavras! Adoro, adoro, adoro! Devo-te dizer que o teu blog é mesmo uma fonte de inspiração! Eu tenho uma paixão muito grande por tudo o que se relaciona com decoração e o teu blog tem ideias super originais e com muito bom gosto! Bjoca

    ResponderEliminar
  20. Olá Carla!

    Nossa, ficou perfeito!
    Adorei as curvas e o tecido, lindo mesmo.

    Tens um ajudante à altura, o meu marido não liga nada a estas coisas de decoração.

    Beijinho grande.
    Patricia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu marido ajuda-me e apoia-me imenso. Sem ele nunca seria capaz de concretizar este tipo de trabalhos ;)

      Beijinho

      Eliminar
  21. Por detrás do Cascaishooping existe o Park dos Tecidos (ver na net). Encontram todo o material muito mais barato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frequento essa loja e o dracalon não custa menos de 5€ o metro. Para densidades maiores ainda é mais caro. A quantidade que comprei custou-me 7€, nessa loja custará pelo menos 8€.

      Eliminar
  22. A cabeceira ficou linda. Excelente trabalho! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Mais um trabalho bonito, ficou muito bem!! Pena eu não ter um espaço para me puder aventurar neste tipo de projectos. Parabéns Carla! É uma inspiração visitar o teu blog ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Olá Carla de facto o teu trabalho, está muito perfeitinho e com um resultado final muito bonito.De facto percebo que tenhas pena de te desfazer da mobilia devido á qualidade mas realmente também sou da opinião que a cor da madeira faz o teu trabalho perder "brilho",se fosse em branco talvez ficasse melhor.Virar ao contrário fazendo a cabeceira mudar para o oposto,implicaria perderes os gavetões...enfim lá arranjarás outra bela solução.
    Um beijinho e Parabéns por mais um trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo teu comentário. A sugestão de virar a cama é de facto muito boa, porque a cama tem mais dois gavetões do outro lado. Eu é que a coloco assim encostada á parede porque é muito grande e é esta disposição que eu acho que funciona melhor.

      O meu marido também me sugeriu que se forrasse a prateleira com tecido (para não pintar), mas a minha filha adorou assim e até disse "Está muito bem assim como está!" Hehe

      A mim ainda não me faz comichão, e acho que ao vivo fica melhor do que parece nas fotografias ;)

      Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  25. OLA AMEI SUA CABECEIRA,FICOU LINDA,
    ESTOU PENSANDO DE FAZER UMA COISA ASSIM PARA ME FILHO.
    PARECE ATè FÁCIL DE FAZER.
    BACI BACI

    ResponderEliminar
  26. como você vocês falam aí em portugual (sou brasileira): ficou muito giro! :)

    ResponderEliminar
  27. Ficou linda! Gostei muito! Fica com um aspecto elegante!
    Parabéns!

    Uma semana feliz
    :)

    ResponderEliminar
  28. Olá Carla! Queria perguntar-te como fizeste para fazer aquele rebordo interior da cabeceira, com o tecido embutido, se me faço entender :)

    Tens algum vídeo que me possas indicar para ver como fazer? Adorei o feitio da tua!

    Obrigada e beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Aquele efeito embutido deve-se ao facto de serem duas partes separadas. Foram forradas individualmente e depois fixámo-las bem juntinhas.

      Beijinho

      Eliminar
  29. Carla!!!
    Foi trabalhoso,tenho certeza! Mas o resultado ficou belíssimo!! A cama parece de princesa, com um ar romântico e delicado!Que aconchego esse quarto!!!Parabéns!

    Beijos!!
    Carla Pathy
    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  30. Parabéns!!!!!!!!!!! Ficou lindo!!!!!!!!!!!!

    Adorei seu blog
    já sou sua seguidora...
    Dê uma passadinha no meu blog, e seja minha seguidora...
    Um abraço
    Luciana Campos

    ResponderEliminar
  31. Ahhh adorei em demasia!! Minha dúvida era a mesma da Amarte, mas acho que entendi...

    ResponderEliminar
  32. Oie, adorei a ideia e adorei seu blog, dá uma passadinha lá no meu tb e se quiser pode seguir, rss...
    Bjusss

    ResponderEliminar
  33. Adorei seu blog...amei este Post..quero muito fazer esta cabeceira mais fiquei na duvida como você fez para fazer o estofamento com aquele recorte? você cortou a peça em MDF e depois uniu? pergunto aquela parte que fica o vinco nas curvas...onde se vê a divisão do estofamento formando o desenho....não vi como vc fez..grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Annie, obrigada. As duas partes são independentes e são forradas separadamente (enchimento e tecido). Depois unem-se uma à outra encaixando perfeitamente, o que produz aquele efeito do vinco.

      Eliminar
  34. Estava a pensar fazer assim uma cabeceira para a minha cama já à uns tempos! obrigada pelo DIY explicado ;)

    Pois também tinha aquela dúvida do vinco!

    ResponderEliminar

Obrigada por este gesto simpático!